Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Como você avalia a
experiência em nosso site?

x
Avaliacao

Ruim

Ótima

Whatsapp

NOTÍCIAS

Sem Foto

22-03-2021 

Tribunais de Contas querem fazer controle externo de processos de falência

O Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, vai instalar uma comissão para propor que os Tribunais de Contas brasileiros executem o controle externo da administração judicial em processos de falência e recuperação de empresas.

A comissão também espera que o Congresso Nacional avalie a aprovação de uma lei que possibilite a contribuição dos Tribunais de Contas para a melhoria da gestão dos processos de falência e recuperação judicial.

O anúncio foi feito em 1º de março, durante a apresentação da proposta ao líder do Governo na Câmara Federal, o  deputado paranaense Ricardo Barros (Partido Progressistas), pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, e pelo conselheiro Ivan Bonilha, vice-presidente do TCE-PR e presidente do IRB.

A ação parte da premissa de que a administração judicial de falências é parte integrante do serviço público, portanto deve estar sujeita ao controle externo. Quando uma empresa pede falência, o juiz responsável pelo caso nomeia um administrador judicial para gerir a massa falida em nome do Estado.

Esses administradores judiciais nem sempre conseguem cumprir perfeitamente sua função devido ao volume de demandas e a falta de capacitação jurídica e contábil adequada. Segundo levantamento preliminar, bilhões de reais em impostos podem ter deixado de ser recolhidos em razão de falhas na gestão de massas falidas. O objetivo é que o sistema de controle externo passe a fazer a fiscalização, o cadastro, o treinamento e a certificação dos administradores judiciais. Com informações da assessoria de imprensa do TCE-PR.

Fonte: ConJur

Perguntas e respostas

Sem Foto