NOTÍCIAS
05-05-2015
Serasa e Boa Vista apontam aumento dos pedidos de falência em abril
Os pedidos de falência subiram em abril, de acordo com pesquisas da Serasa Experian e da Boa Vista SCPC divulgadas nesta terça-feira. No acumulado do ano, ambas mostram queda ante o mesmo período em 2014. As duas empresas de análise de crédito também registraram aumento expressivo nos pedidos de recuperação judicial no mês passado.
Segundo a Boa Vista, os pedidos de falência aumentaram 1,9% em abril sobre março e subiram 9,7% sobre abril do ano passado. Mas, no acumulado do ano, houve queda de 1,7%. A empresa não divulgou números absolutos.
Nas contas da Serasa, houve aumento de 15% nos pedidos de falência ante março. Com 161 pedidos, o maior número do ano, este foi o pior abril em três anos, segundo a empresa. Na comparação com abril de 2014, o número de pedidos cresceu 23,8%. No acumulado do ano, houve queda de 6,3%.
O baixo dinamismo da atividade econômica, com a elevação contínua do custo financeiro das empresas (taxas de juros de empréstimos cada vez mais altas), alta do dólar e de demais custos como energia elétrica e combustíveis são fatores que têm prejudicado a saúde financeira das empresas, afirma a Serasa.
A Boa Vista não vê reversão desse quadro no curto prazo e acredita que o número de pedidos de falências pode ser maior neste ano que em 2014.
Quanto aos pedidos de recuperação judicial, a Boa Vista apurou aumento de 37% em abril sobre março e de 57% sobre abril do ano passado. No acumulado do ano, a alta é mais modesta, de 2,5%.
Nas contas da Serasa, houve aumento de 30,6% nos pedidos de recuperação judicial em abril sobre março e de 11,3% sobre abril do ano passado. No acumulado do ano, houve alta de 8,2%.
Fonte: Valor Econômico