Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Como você avalia a
experiência em nosso site?

x
Avaliacao

Ruim

Ótima

Whatsapp

NOTÍCIAS

Sem Foto

02-03-2016 

Pedidos de recuperação judicial triplicam no Brasil no 1º bimestre

Os pedidos de recuperação judicial triplicaram no primeiro bimestre deste ano, comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Boa Vista SCPC. Os pedidos de falência também tiveram forte alta no período, fruto da recessão por que passa o país.

De acordo com a Boa Vista, os pedidos de recuperação aumentaram 216% no primeiro bimestre sobre os dois primeiros meses de 2015. Apenas em fevereiro, esses pedidos dispararam 360% ante o ano passado. Na comparação de fevereiro com janeiro, o aumento foi de 57%.

Já os pedidos de falência aumentaram 76,3% em fevereiro sobre fevereiro de 2015 e, no primeiro bimestre, acumulam alta de 36%. Na comparação com janeiro, os pedidos subiram 30,4%.

No acumulado do bimestre, as falências decretadas permaneceram estáveis em relação ao período anterior. Na comparação interanual, recuaram 9,1% e subiram 30,4% sobre o mês anterior. As recuperações judiciais deferidas aumentaram 181% no bimestre e 391% apenas em fevereiro sobre o mesmo período do ano passado. Sobre janeiro, o aumento foi de 81,5%.

“Os fatores que prejudicaram o desempenho das empresas ao longo de 2015, como a fraca atividade econômica, os elevados custos e a restrição ao crédito, ainda deverão ser observados em 2016. A pouca possibilidade de reversão da atual dinâmica econômica influencia os indicadores de solvência das empresas, conservando a tendência de alta para 2016”, diz a Boa Vista, em nota.

Os dados de falências e recuperações judiciais são resultado da apuração dos registros mensais na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.

Leia mais sobre o assunto: Valor Econômico

Perguntas e respostas

Sem Foto