NOTÍCIAS
10-12-2012
Pedidos de falência recuam em novembro, aponta Serasa Experian
Com proximidade do Natal, empresas estão produzindo mais e ampliando receitas
Foram registrados, em novembro, 136 pedidos de falência em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O número é menor que os 152 requerimentos observados em outubro último, e que os 164 verificados em novembro de 2011.
Dos 136 pedidos de falência, 78 foram feitos por micro e pequenas empresas, 36 por médias e 22 por grandes.
Para os economistas da Serasa Experian, com a proximidade do Natal, as empresas voltadas a bens de consumo estão produzindo mais e ampliando receitas. Com maior liquidez, o momento é favorável ao resgate de protestos e a baixa dos pedidos de falência. Por sua vez, a recuperação judicial requerida cresce em decorrência da lenta e ainda não generalizada recuperação da atividade econômica. Há setores com dificuldades, a exemplo dos exportadores e outros cujas vendas não são influenciadas pelo Natal.
As falências decretadas também diminuíram em novembro ante outubro. Cabe esclarecer que elas não representam o momento econômico, dado que dependem de um trâmite judicial.
No acumulado do ano, janeiro a novembro de 2012, quando comparado com igual período de 2011, as falências requeridas, decretadas e as recuperações judiciais requeridas cresceram, em especial essas últimas, em razão do baixo crescimento econômico, dos impactos da crise europeia, do aumento da inadimplência dos consumidores e das empresas e pela falta de investimentos.
*Confira no link http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2012/noticia_01025.htm a reportagem completa.