NOTÍCIAS
06-02-2017
Pedidos de falência recuam em janeiro, aponta Serasa
Os pedidos de falência em janeiro caíram 31,3% na comparação com dezembro em todo o Brasil. A queda foi de 8,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Serasa Experian, divulgados nesta sexta-feira.
Os pedidos de recuperação judicial, por sua vez, caíram 43,4% ante dezembro e recuaram 14,6% na comparação com janeiro de 2016.
Já no acumulado de 12 meses, os pedidos de falência tiveram alta em janeiro de 4,1%. É a vigésima alta seguida nesse tipo de comparação, embora seja menor do que o pico de 14,8% atingido em março do ano passado.
Por sua vez, as recuperações judiciais requeridas tiveram alta de 41,3% no acumulado de 12 meses. É a 25ª alta seguida, embora esse crescimento venha desacelerando desde os 66,9% registrados em setembro. O pico (90,2%) ocorreu em maio do ano passado.
Segundo a Serasa Experian, a desaceleração dos pedidos de recuperação judicial “pode ser um sinal de que, com as reduções da taxa básica de juros e com a esperada saída da recessão, essa estatística esteja demonstrando seus primeiros sinais de estabilização”.
Ontem, a Boa Vista SCPC divulgou que os pedidos de falência caíram 33,9% em janeiro, na comparação com dezembro, e recuaram 12,2% ante o mesmo período do ano passado. Os pedidos de recuperação judicial, por sua vez, caíram 36,5% ante dezembro e recuaram 35% na comparação com janeiro de 2016.
Por Estevão Taiar
Fonte: Valor Econômico